Loading...

Quando pensamos em construir uma casa ou reformar e ambientar um apartamento, logo nos vem a necessidade de contratar um arquiteto. Esse profissional não é somente um idealizador e executor da parte estética e técnica, mas também um grande facilitador para que as coisas fluam melhor desde as primeiras ideias até a entrega das chaves. E para ajudar a escolher o escritório que mais se adéqua às suas necessidades preparamos um guia de questões a serem consideradas. Tenha em mente:

blueprint-964630_1920

  1. Defina seus sonhos.
    thought-1088647_1920

    Uma das funções de um arquiteto é interpretar os sonhos dos seus clientes e transformá-los em representações gráficas, que posteriormente serão executadas para o sonho se tornar realidade. E para isso, é fundamental que antes de contratar um arquiteto que você defina os seus sonhos para o local em quer transformar. Seja uma casa para o seu terreno ou o quarto do bebê que está para nascer, esse sonho deve estar bem definido, para que o arquiteto consiga interpretar e poder te ajudar.
    sketch-book-455698_1920
  2. Como identificar um bom profissional.
    Primeiramente você deve se identificar com o portfólio do escritório. Leve isso em consideração para avaliar qual profissional tem o perfil mais alinhado com as suas necessidades. Qual a linha de estilos que ele trabalha? Ele tem as especializações que necessito?
    Busque amigos e parentes que já tenham feito algum trabalho com o escritório que está pesquisando. As referencias desse ciclo de relacionamento são umas das melhores formas de conhecer um lado que o Arquiteto não pode mostrar. Se possível também, visite as obras projetadas e executadas por ele.
    Para que a obra fique adequada ao gosto do cliente, o arquiteto deve ouvir atentamente os anseios e expectativas do cliente. Então faça contato com escritório de arquitetura que mais alinhou com as suas necessidades e sinta se ele está disposto a ouvir.
  3. Formalize um contrato
    contrato
    Entenda quais os serviços que este profissional irá lhe oferecer e nunca comece um serviço antes que seja formalizado um contrato. Esse deve deverá constar de forma clara quanto aos serviços que serão prestados e produtos entregues, os prazos, valor e às condições de pagamento, definições sobre alterações, visitas técnicas à obras e lojas. Enfim, tudo que se relacione com propósito final do cliente, de forma a não ocasionar nenhuma dúvida futura.
  4. Critérios de análise do investimento
    calculator-385506_1920
    Um Arquiteto não vende projeto, obra ou decoração, ele vende a realização de sonhos. Na verdade a função do arquiteto é traduzir os sonhos do cliente e transformar em realidade, seja em formato de papel ou de construção. E isso deve necessariamente passar por etapas, que se seguidas de forma planejada e orientada, o resultado terá necessariamente economia de recursos financeiros e de tempo, eficiência dos espaços, melhor qualidade dos materiais.
    Projetos geralmente custam de 2% a 15% do valor total do empreendimento. A dica é nunca escolher o profissional apenas pelo valor mais baixo dos honorários, pois, a formação do preço depende de variáveis como experiência e infraestrutura do escritório.
    É importante você estabelecer o seu critério para definir o valor gerado pelos serviços de um escritório de arquitetura, afinal, caro ou barato é não um conceito absoluto.
  5. Execução de obra.
    building-1080589_1920

    Depois de receber o caderno técnico de projetos, pensamos: E agora? O que fazer? Pouca gente sabe, mas o Arquiteto também pode ser o responsável técnico pela execução de uma obra. Aliás, além de cumprir todas as exigências legais, ele é o profissional mais indicado para execução ou gerenciar da obra, já que ele é o próprio autor dos projetos e conhece a fundo todas as suas especificidades.
    Nem todos os escritórios de arquitetura dispõem do serviço de gestão da execução de obras, sejam elas de uma casa ou uma pequena reforma em um apartamento. Dê preferência a escritórios que possuem esse serviço para assegurar que o projeto saia exatamente da forma como foi sonhado por você e pelo profissional que o fez.

Posts Relacionados

Com diversas funcionalidades, os tapetes são boa aposta para espaços residenciais ou corporativos.

Com diversas funcionalidades, os tapetes são boa aposta para espaços residenciais ou corporativos.

Eles servem para proteger o piso, dar sensação de conforto, delimitar ambientes, embelez...
Iluminar: para melhorar ambientes

Iluminar: para melhorar ambientes

Um elemento que faz toda a diferença nos ambientes e ganha destaque crescente nos projeto...
Coquetel RL + Revista Kaza

Coquetel RL + Revista Kaza

O dia 25 de agosto de 2016 ficará guardado na nossa memór...